Translate

terça-feira, 11 de março de 2014

A importância da Sintaxe para o usuário (profissionais ou não) da Língua Portuguesa

A importância da Sintaxe

Comumente, as pessoas dispensam o uso correto da Língua Materna, não percebendo que estão prejudicando a si mesmos. Não há nenhuma área da vida profissional que dispense o uso da língua e quando ele é empregado corretamente se torna um quesito a mais no currículo.
Primeiramente, temos que ter a consciência de que a língua constitui-se de um todo quando a usamos para nos comunicar. Alguns desconhecem a importância do estudo da sintaxe, questionando-se o porquê de estudar e conhecer esse assunto e qual a necessidade e importância no uso da mesma no dia a dia e na vida profissional.
Entende-se que a gramática sistematiza os fenômenos que ocorrem na língua e é dividida em três partes: Fonologia, morfologia e Sintaxe. Uma depende da outra, e a sintaxe é responsável pelo arranjo das palavras e construção das frases. É necessário saber distinguir as classes gramaticais, entender a morfologia é um dos pré-requisitos para entender o estudo da sintaxe.
O estudo desse fenômeno ajuda-nos a interpretar melhor os textos, embora não seja tão simples assim entender esse sistema, vale a pena compreender as várias estruturas da nossa língua.
        Percebe-se que a análise sintática auxilia-nos a compreender melhor as possibilidades de estruturação dos enunciados. O conhecimento adquirido com esse estudo permite-nos organizar mais adequadamente a elaboração dos nossos próprios textos e também auxilia-nos a compreender com mais veracidade e clareza o que ouvimos e o que lemos.

Embora o compromisso maior seja aos profissionais que atuam na área de ensino e pesquisa da língua portuguesa, saber sintaxe pode alavancar a carreira profissional de qualquer cidadão, mesmo não atuando na área. Portanto, esse estudo é indispensável tanto ao professor de Língua Portuguesa quanto a qualquer outra pessoa. Muitos desconhecem essa importância e se fixa no comodismo da língua, “estudar sintaxe é um dos pontos fundamentais na formação de quem aspira ser um usuário competente de sua língua”. HENRIQUEZ, 2009. P.17)

Texto de Geane Ribeiro de Sousa Torres, graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão e Professora de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário