Translate

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO/PREDICADO NOMINAL, VERBAL, VERBO-NOMINAL/PREDICATIVO DO SUJEITO E DO OBJETO/GÊNERO ARGUMENTATIVO

I - Desenvolvendo planos

A arte da guerra depende de cinco fatores constantes, que devem ser levados em conta durante a fase de deliberações, quando se tenta determinar quais são as condições que o campo oferece.
São eles: Lei Moral, Paraíso, Terra, Comando e Método e Disciplina.
A Lei Moral é aquilo que deixa as pessoas em consonância com seu líder, a ponto de fazer com que o sigam a despeito da própria sobrevivência, a despeito de qualquer perigo.
Paraíso quer dizer o dia e a noite, o frio e o calor, a passagem do tempo e as estações do ano.
Terra corresponde a distâncias, ao grande e ao pequeno; ao perigo e à segurança; ao campo aberto e a passagens estreitas e à aposta na vida ou na morte.
O Comando inclui as virtudes da sabedoria, da sinceridade, da benevolência, da coragem e do rigor.
Por Método e Disciplina deve ser entendida a organização do exército em suas subdivisões condizentes, as gradações hierárquicas entre oficiais, a manutenção de estradas pelas quais os suprimentos chegarão às tropas e o controle dos gastos militares.
Esses cinco fatores devem ser do conhecimento de todos os generais. Aquele que os conhecer bem será vitorioso; quem não os conhecer fracassará.  

TZU, Sun. A arte da guerra. Ediouro: São Paulo, 2009. (p. 45)

Questão 1.
a.      Segundo a compreensão do texto, quais os elementos essenciais para deliberações de estratégias de guerra?

b.     Qual a importância da Lei Moral?

c.      Relacione as palavras abaixo ao seu sinônimo:

(A) Deliberação
(B)  Consonância
(C)  Benevolência
(D) Condizente
(E)  Gradação

(     ) que está em harmonia, em proporção ou de acordo; condicente, concordante, harmônico.
(     ) boa vontade para com alguém; complacência com inferiores; afeto - estima.
(     ) ação ou efeito de soar em simultâneo, ao mesmo tempo; em que há acordo, conformidade; concordância.
(     ) Tomar uma decisão após pensar, analisar ou refletir:
(     ) aumento ou diminuição de maneira gradativa, contínua, de grau em grau; gradatividade.

Questão 2.
Classifique os predicados em: nominal, verbal e verbo-nominal.

a.     Agatha trabalha muito cansada todos os plantões.

b.     Pedro Henrique é um aluno muito dedicado.

c.      Os atores, ansiosos, participaram do espetáculo. 

d.     Vendem-se casas.

Questão 3.
Leia estas frases, tiradas da peça do inglês William Shakespeare (1564-1616)

I.      “Para o trabalho que gostamos levantamo-nos cedo e fazemo-lo com alegria.”

II.    “Em certos momentos, os homens são donos dos seus próprios destinos.”

Agora, reescreva os adjuntos adverbias presentes nas frases e classifique-os.

Questão 4.
Identifique o predicativo das frases abaixo e classifique em predicativo do sujeito ou objeto.

a.      O sofá está completamente sujo.

b.     Os meninos visitaram aquele grande teatro.

c.      A pracinha é um lugar muito calmo para se visitar.

d.     Ontem vi minha vizinha muito preocupada.

Questão 5.
Marque o conceito que completa a característica do Gênero Argumentativo.

(     ) é um tipo de texto que tem como objetivo apresentar uma análise de uma determinada obra a fim de divulgar a interpretação para o leitor.

(     ) é um tipo de texto que visa convencer alguém sobre determinado posicionamento, para isso os argumentos devem ser convincentes e colocados de forma clara. Pode apresentar diferentes pensamentos sobre o mesmo assunto. O argumento que contraria o outro é chamado de contra-argumento.

(     ) é um tipo de texto que contém anotações que uma pessoa faz para si mesma, de seus pensamentos, sentimentos, opiniões e fatos do cotidiano. São datadas e o narrador se dirige a ele mesmo.


Questão 6.
O que deve conter em um texto do gênero entrevista?

Questão 7.
Separe as sílabas das palavras e classifique em ditongo ou hiato, fazendo a acentuação gráfica quando necessário.

I.      saude___________________________________________________
II.    feiura___________________________________________________
III.  assembleia_______________________________________________
IV.  heroi____________________________________________________
V.    joia_____________________________________________________
VI.  papeis___________________________________________________

Questão 8.
Identifique os adjuntos adverbiais e classifique-os conforme a relação semântica.
a.      Certamente, tudo vai conforme o planejado.

b.     Escrevemos a carta para a professora.

c.      Não corra!

d.     Os leitores morreram de tristeza.

Questão 9
Separe as sílabas das palavras abaixo.

Estreia______________________________________________________

Geleia______________________________________________________

Joia________________________________________________________

Ideia_______________________________________________________

Conforme a Nova Ortografia (2009), estas palavras são acentuadas.

(     ) CERTO (       ) ERRADO



Nenhum comentário:

Postar um comentário