Translate

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Gênero Lírico

Meu povo, meu poema

Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore nova

No povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro
Como o sol
Na garganta do futuro

Meu povo em meu poema se reflete
Como a espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
Do que planta

Ferreira Gullar
Toda poesia (1950-1999) 9 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000. p. 155.

a)     Esse tipo de texto é uma metalinguagem, pois o poema reflete sobre a natureza da sua poesia. O eu lírico usa o sentido conotativo para se referir a um fruto. Reescreva a estrofe que comprove isso.
________________________________________________________________________________________________________
b)     Explique o sentido conotativo do verso “Na garganta do futuro”
________________________________________________________________________________________________________

c)     Qual a comparação presente no primeiro verso? O que o eu lírico quer expressar?
_______________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário