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terça-feira, 6 de agosto de 2019

Como escrever uma redação


O que é um texto?
É toda ação comunicativa (oral ou escrita) produzida por meio de recursos linguísticos, discursivos e através de conhecimentos socioculturais, por usuários da língua historicamente constituídos, cujos objetivos comunicativos estão vinculados a situações específicas de uso.
O que é dissertar?
É uma atividade de uso da linguagem oral ou escrita, pela qual alguém expõe um problema, discute um tema, debate um assunto, tecendo comentários opinativos baseados em sua própria interpretação de fatos, dados e informações com o propósito de marcar uma posição e defender um determinado ponto de vista.
O que é um texto dissertativo?
É um tipo de texto que permite interpretar, analisar, relacionar fatos, informações e conceitos gerais, a fim de construir argumentos em determinada tese. Representa a possibilidade de sintetizar as principais competências intelectuais ideais em um cidadão mediamente letrado, e, mais especificamente, em um aluno de nível universitário.
O que é dissertação argumentativa?
Na dissertação-argumentativa predomina a apresentação de um raciocínio, a defesa de ideias, pontos de vista ou até mesmo questionamentos sobre um determinado assunto, ou seja, para produzir um bom texto nessa categoria, o candidato deve conhecer o tema proposto para conseguir apresentar aos corretores um argumento convincente. Além disso, é essencial que as ideias sejam bem organizadas para não prejudicar a transmissão da mensagem.

Ao produzir uma dissertação argumentativa, é sempre bom lembrar de:

Escrever de modo impessoal como se o autor do texto fosse o próprio bom senso, a razão, a lógica, ou até mesmo a verdade. Portanto, é aconselhável evitar expressões como eu acho, na minha opinião, do meu ponto de vista etc. que esvaziam a força do argumento.

Dirigir-se a um “leitor universal” ou a todos aqueles seres humanos alfabetizados, dotados de sensibilidade e racionalidade.

Não se remeter a um leitor ou grupo específico, por exemplos, os corretores frequentemente encontram nas redações manifestação política, ideológica, partidária, desabafos aos maus políticos, bilhetes a artistas, entre outros gêneros que diferem da dissertação argumentativa.

Nunca trazer à discussão argumentos contrários à tese defendida no texto, pois essa enumeração contra-argumento pode anular toda a argumentação montada na discussão.

Criando argumentos

A fim de dar mais crédito ao argumento, um recurso possível é a citação de pesquisas, livros autores, filmes, e até mesmo séries (redação pop) e outras fontes confiáveis de propriedade da tal informação. A citação mostra que o argumento não se pauta apenas em uma opinião pessoal, mas também em uma perspectiva com respaldo e embasamento. Por exemplo, ao argumentar sobre um fato da História, se usar uma citação fazendo referência a um historiador, ganha-se maior credibilidade e embasamento, tornando seu argumento mais forte, pois tal citação justificou e reforçou seu argumento.
A citação pode ser:
Direta – quando no texto houver a transcrição integral e exata de um fragmento de uma pesquisa, livro, documento e outras fontes confiáveis.
Indireta – quando, no texto, a transcrição for livre e comentada, em outras palavras, quando for uma menção ou uma interpretação, porém, que ainda faz referência a uma fonte confiável.
Para fortalecer e embasar seus argumentos, é possível também, fazer referências a dados, tais como dados estatísticos, dados de pesquisa, dados imagéticos, dados obtidos por órgãos de organização mundial ou nacional (como, por exemplo, IBGE, ONG’s, CENSO, OMS etc). tal recurso, ao apresentar provas de referência a fontes conhecidas e confiáveis, também informa e demonstra que o autor se apoia em outras fontes nas quais se baseou para provar sua tese e, assim, defender sua ideia.
As partes de um todo
Quanto à forma, costuma-se caracterizar a dissertação como:
a.   Escrita em prosa;
b.   Distribuída em parágrafos;
c.   Composta por três partes clássicas: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução – apresenta o tema a ser discutido, criando condições para que o leitor acompanhe a evolução do texto de maneira gradual e ordenada.
Desenvolvimento – expõe progressiva e encadeamento o tema através de dados, fatos e informações que vão alimentar os argumentos usados para defender o ponto de vista do autor da argumentação.
Conclusão – fecha a sequência de ideias e opiniões desenvolvidas no corpo do texto, apresentando uma proposta de intervenção para a solução do problema discutido ou repetindo (com outra formulação linguística) a tese proposta na introdução.

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