Translate

domingo, 25 de janeiro de 2015

Produção textual sobre a internet

Internet, como tudo começou

Sabe-se que a internet é uma ferramenta muito utilizada atualmente, é possível perceber que algumas pessoas passam, praticamente, a maioria do tempo conectados com o mundo, mas será que eles sabem como tudo começou? Durante a Guerra fria as pesquisas militares contribuíram para o surgimento da internet, na necessidade de expandir a comunicação. Em meados dos anos 60, dois grupos ideologicamente e politicamente opostos exerciam enorme controle e influência no mundo, essas duas superpotências compreendiam a necessidade de inovar as ferramentas que poderiam contribuir na disputa entre União Soviética e Estados Unidos, o qual os Estados Unidos temiam um ataque russo às bases militares, com isso poderia trazer à tona informações sigilosas, podendo assim prejudicar os EUA. Foi possível idealizar um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas, assim se a base fosse atingida, as informações ali contidas não seriam perdidas.

Em 1969, criaram a rede ARPANET, desenvolvida pela empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency), com o objetivo de conectar os departamentos de pesquisa, que funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores, no qual as informações são divididas em pacotes pequenos, que por sua vez contem trechos de dados e o destinatário pode automaticamente alterar os dados originais. Antes da ARPANET, já existia outra rede que ligava estes departamentos de pesquisa e as bases militares, mas como os EUA estavam em plena guerra fria, e toda a comunicação desta rede passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, sua comunicação era extremamente vulnerável. Se a antiga URSS resolvesse cortar a comunicação da defesa americana, bastava lançar uma bomba no Pentágono, e esta comunicação entrava em colapso, tornando os Estados Unidos extremamente vulnerável a mais ataques.

A ARPANET foi desenvolvida exatamente para evitar isto. Com um Back Bone que passava por baixo da terra (o que o tornava mais difícil de ser interrompido), ela ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou mesmo uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível. O ataque inimigo não ocorreu, quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede.

Portanto, a internet está tendo um crescimento exponencial no número de redes, número de hosts (hospedeiro, é qualquer máquina ou computador conectado a uma rede) e volume de tráfego. Outro fator primordial que existe por trás do recente crescimento da Internet é a disponibilidade de novos serviços de diretório, indexação e pesquisa que ajudam os usuários a descobrir as informações de que precisam na imensa Internet. A maioria desses serviços surgiu em função dos esforços de pesquisa das universidades e evoluíram para serviços comerciais, entre os quais se incluem o WAIS (Wide Area Information Service), o Archie (criado no Canadá), o YAHOO, de Stanford, o The McKinley Group e o INFOSEEK, que são empresas privadas localizadas no Vale do Silício.
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário