Translate

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Língua Portuguesa - modelo de avaliação para o 3º ano

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1.        Leia a fábula a seguir para responder aos questionamentos.


  O leão e o ratinho
Estava um rato prestes a ser devorado por um gato faminto quando um leão que passava por perto, comovido com seu desespero, espantou o gato pra longe. Refeito do susto, o ratinho agradeceu:
- Muito obrigado por salvar minha vida, majestade. O senhor é o rei da floresta e não precisaria se incomodar com um ser tão insignificante como eu. Mas um dia eu hei de lhe retribuir este favor.
O leão, que não havia feito aquilo pensando em recompensa, seguiu o seu caminho:
- Pobre ratinho, como poderia ele retribuir um favor ao rei dos animais?
No dia seguinte, o leão estava andando distraído quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo. Assim que pôs a pata na armadilha, a rede se fechou sobre o seu corpo.
- Ai de mim. Ficarei aqui a noite inteira até que cheguem os caçadores e me matem sem dó nem piedade.
Eis que pela estrada vem passando o ratinho seu amigo. Ao ver o leão naquela situação, prontificou-se no mesmo instante:
- É já que vou retribuir o favor que você me fez.
E pôs-se a roer as cordas até livrar o leão da rede dos caçadores.

(Fábulas de Esopo. Adapt. de Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional. 2004)

a)     O que podemos aprender com essa fábula?
(    ) Melhor sozinho do que mal acompanhado.
(    ) Uma boa ação ganha outra.
(    ) Fazer o bem sem olhar a quem.
b)     Quem são os personagens da fábula?
___________________________________________________________________________________________________
c)      Por que esse texto é considerado uma fábula?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)     Qual a intenção do ratinho em ajudar o leão?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e)     Retire do texto três palavras monossílabas.
___________________________________________________________________________________________________ 
f)       Retire do texto cinco palavras:
·         Oxítonas________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
·         Paroxítonas_____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________
2.        Acentue a sílaba tônica das palavras a seguir e classifique-as em oxítona, paroxítona e proparoxítona.


a)     sotão______________________________________
b)     jacare_____________________________________
c)      terrivel___________________________________
d)     silaba_____________________________________
e)     lapis_______________________________________
f)       mocoto___________________________________
g)     quimica___________________________________
h)     ninguem_________________________________


3.        Complete as frases com artigos definidos.


[...] Lave bem _______ olhos,
Tire toda _____ remela.
Abra bem ______ olhos,
Como se abrisse
Uma janela.
Olhe _____ montanha, ______ praia,
______ passarinho, ______ chuva.
E veja como ______ vida é bela.


Lalau. Hipopótamo, batata frita, nariz: tudo deixa um poeta feliz. São Paulo: DCL, 2009.

4.    Observe os substantivos destacados das frases e classifique quanto ao gênero e número.
a)   O leão e o ratinho se tornaram amigos.
Gênero:___________________________________________________________________________________________
Número:__________________________________________________________________________________________
b)       Os caçadores estavam em busca de um leão bem grande.
Gênero:___________________________________________________________________________________________
Número:__________________________________________________________________________________________
c) A floresta é um ambiente tranquilo para quem vive lá.
Gênero:___________________________________________________________________________________________
Número:__________________________________________________________________________________________
5.        Escreva os artigos destacados na coluna adequada e classifique-os quanto ao gênero e ao número.
a) Era uma bela festa de casamento.
b) O papagaio já não comia mais; estava muito velho.
c) Umas pessoas vieram procurá-lo, mas não encontraram ninguém.
d) Perdi a sandália nova que ganhei em meu aniversário.
e) Vou comprar uns doces para a festa.
 Artigo definido
 Artigo indefinido
 Gênero
 Número








































6.    Crie um adjetivo para qualificar ou caracterizar os substantivos abaixo.
a)   O ratinho quis ajudar o leão porque ele era _______________________________________.
b)  O leão foi um _______________________________________.
c)   Os caçadores eram  _______________________________________________________.
d)  A vida na floresta é uma vida__________________________________________.
e)   A situação do leão foi __________________________________________.
7.     Passe as frases para o feminino fazendo as adaptações necessárias.
a)   O menino foi ao shopping com o seu pai.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)  O tio dele estava viajando com o seu primo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)   O ator queria o endereço do jornal.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)  O enfermeiro e o médico estavam de folga.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.    A letra X pode apresentar diferentes sons nas palavras. Escreva nas colunas abaixo as palavras do quadro, de acordo com o som da letra X; conforme o modelo.

Lixo - agrotóxico – exagero – xarope – máximo – exército – paradoxo – caixa – reflexo – auxílio – exatidão – anexo – peixe – aproximação – trouxemos - exausto

/ch/
/cs/
/s/ss/
/z/
luxo
fixo
próximo
exame

























“Escolham a vida, para que vocês e seus descendentes vivam muitos anos.” Deuteronômio 30. 19c (NTLH)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário