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quinta-feira, 19 de junho de 2014

Resenha crítica do artigo Lendo no viés das palavras: concepções de avaliação na LDB, de Andrea Ramal.

RAMAL, Andrea Cecília. Lendo no viés das palavras: Concepções de Avaliação na LDB. Revista Educação CEAP – ano 6, n° 21, junho 1998. P. 33-47.

Andrea Cecília Ramal é educadora e escritora, possui um vasto currículo e experiência na área da educação, atua há vinte anos como professora, contribuiu para programas de formação de professores e gestores escolares em diversos países. Atuou como consultora do MEC, é Doutora em Educação pela PUC-Rio, atua como comentarista sobre educação na Rede Globo, É consultora da Editora LTC (Grupo GEN) para publicações na área de educação, além de ser fundadora de vários projetos relacionados ao assunto. Dentre suas obras, vale destacar: Hacia un proyecto educativo común (2004). Depende de você – como fazer de seu filho uma história de sucesso (2011), entre outros.

Defendo a democratização do ensino, a reforma da qualidade na educação básica brasileira, e a qualificação e valorização dos educadores, através de políticas públicas consistentes e continuadas. Entendo a escola articulada com a comunidade e a vida concreta. Defendo a formação integral do estudante, voltada para a autonomia intelectual e a cidadania ativa e comprometida. “Acredito numa sala de aula dialógica, inclusiva e plural, espaço de construção de novas identidades, capazes de se engajar na construção de uma sociedade justa, democrática, solidária e sustentável.” (grifos da autora).

A obra descreve que a avaliação é um processo assegurado tanto no ensino fundamental, médio e superior, esse processo visa detectar problemas no desenvolvimento e aprendizagem do discente e é necessário que haja uma solução para suprir as possíveis deficiências. Esse recurso é um aliado auxiliar para o professor e não um auxiliar classificatório, pois à medida que o processo de avaliação for executado, ele ajudará o docente a definir estratégias metodológicas para despertar no aluno o aprendizado necessário para o seu desenvolvimento intelectual e cognitivo.

Segundo Ramal, “a avaliação é retrospectiva, mas voltada para o futuro.” Ou seja, a avaliação deve ser sequencial, acompanhando todo o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Mas afinal, o que é avaliação? O termo Avaliação provém do verbo avaliar, que significa: Determinar valor, o preço ou importância de alguma coisa. Esse termo, geralmente, está ligado ao momento em que se precisa definir uma nota bimestral ou semestral para o aluno, alguns desconhecem que o aluno deve ser constantemente avaliado, não somente por meio de uma prova. Em vista disso o processo de avaliação deve ser contínuo, pois devem permanecer os valores qualitativos ao invés dos quantitativos. Pois avaliar somente por uma ou duas provas se tornam recursos insuficientes para esse processo, que deve ser flexível. “Isso diz respeito à observação diária”, em sala de aula se consegue perceber qual o aluno está atento às explicações, aquele que participa, se interessa, como se comporta diante de certos assuntos, como interage com os demais, entre outras questões, tudo isso faz parte, ou pelo menos devem fazer, no processo de avaliação.

A obra convida o leitor a meditar nos critérios sobre o que diz respeito ao modo de avaliar, se faz necessário avaliar tanto o aluno como o professor, pois antes de tudo o professor deve se auto-avaliar e verificar o seu modo de ensinar, sua didática, sua metodologia, é sempre viável provocar uma mudança pra obter um novo resultado. É preciso inovar, e dentro desse conceito a autora sustenta um investimento no aperfeiçoamento profissional docente, pois a prática confronta a teoria dentro de suas percepções em sala. Esse artigo oferece subsídios necessários para o desenvolvimento profissional do educador, diante da sua postura e conduta no que diz respeito ao método utilizado para classificar o aluno. Apresenta um sólido e amplo conhecimento detalhando assim os conceitos de acordo com as leis da LDB, até mesmo quem desconhece os artigos e parágrafos da lei pode se situar mediante a leitura complementar que o artigo proporciona. É uma leitura contextualizada e apresenta discussões e esclarecimentos com base na lei, onde a autora apóia as suas conclusões, valorizando a objetividade do quesito avaliativo.

A obra tem por objetivo discutir alternativas e oferecer sugestões tanto ao discente quanto ao docente, a fim de que possam conhecer o método avaliativo e valer-se dos recursos necessários por esse que lhes é de direito. Esse artigo é de grande valor, tanto para acadêmicos da área de Letras, como pra quem pretende atuar na área da educação, pois sugere um olhar crítico e contribui para uma atitude necessária em relação ao conhecimento sobre o assunto abordado.

Geane Ribeiro de Sousa Torres, graduanda em Letras na Universidade Estadual do Maranhão, Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.


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